sexta-feira, 16 de outubro de 2009

E hoje o que tem para o almoço???



Tenho uma dúvida, gostaria de saber se é normal bisbilhotar o prato de alguém só pra ver o que está comendo, se é muito ou pouco, se tá tudo misturado ou separado, se a pessoa colocou verduras, legumes ou só o famoso arroz com feijão.....

A minha avó diz que nunca tem fome, mas se eu for para a cozinha e voltar para a sala com um prato ou até mesmo um copo, ela logo me pergunta:
-Que isso hein, fiquei curiosa?
Aí eu penso, mas curiosa por que? Afinal só me interesso pela comida alheia se eu estiver com fome e acredito que não é esse o caso da minha avó, afinal ela nunca tem fome. Taí eu acho ela que tem sim, mas às vezes gosta de usar a idéia do outro, pode ser mais gostoso que usar a dela. Quantas e quantas vezes eu olho para a comida do meu namorado e falo:
-Eu quero um desse!!!
Aí ele já chama o garçon e fala pra ele trazer um igual, aí eu rebato:
-Não, eu quero o seu, é só um pedacinho....
Aí não o deixo fazer outro pedido e acabo comendo tudo. Tadinho, deve ser por isso que tá magrinho.

Acho que todo mundo tem uma tia gordinha, né. Pensem no cenário: almoço de domingo, família reunida, cervejinha e muuuuita comida boa. Normalmente cada família traz um prato. Então você chega, toda magrinha (claro, ainda não teve filhos e puxou a parte boa da familia), cumprimenta a todos, inclusive a tia gordinha, que mais do que depressa te olha de cima em baixo e com uma pitada de despeito fala:
-Aaaaai, mas vc tá tão magrinhaaa! O que foi brigou com o namorado??? Precisa comer direito filha, saco vazio não para em pé!
Você dá aquela risadinha de canto de boca, pega o seu prato e vai se servir. E a tia, te observando... Quando de repente ela fala, digo grita, mas é tão alto, mas tão alto, que parece até sirene de presídio em dia de visita:
-Queeeee iiiissooo!!! Mas pra onde vai toda essa comida? Cuidado hein, eu na sua idade era assim, uma vara seca, agora olha a titia como está... Eu não acredito que você vai comer a lasanha que a tia Cristina trouxe, e nem olhou para o meu tropeiro. – E de repente você vê uma mão em direção ao seu prato dizendo – Adoro torresmo, vou pegar esse!....
Aff... Depois os pais perguntam porque os adolescentes fogem das reuniões de família, não entendem que os bichinhos tem total aversão a alguns tipos de exposição.

É engraçado comer com estranhos, ou comer pela primeira vez com o namorado, com os amigos do trabalho, etc. A comida voa do seu prato, você erra a boca ao manusear o garfo, fica alface no seu dente, tudo porque está com vergonha, pois na verdade você não é um desastre à mesa. Mas tudo isso passa, lá pela terceira vez que almoçam ou jantam juntos. E aí os detetives do alimento alheio entram em ação.
-Hummm, hoje seu prato tá bonito, hein?
-Vai comer só isso?
-Vc não come arroz?
-E a carne?
E eles fazem isso, não porque estão com fome, pois seus pratos também estão cheios. Será que é por que também gostam de usar a idéia do outro e às vezes tem até vontade de comer o que estão comendo? Ou será que é como a tia gordinha, falam tanto até você desistir de comer, só pra ficarem com o torresmo?

É, me parece é normal desejar a comida do outro, até mais do que pensei.

Nenhum comentário: