quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

24 - 25/12/2009


Meu Deus!!! Mais uma vez , chegou o Natal. E a pergunta que não quer calar é :

_ E aí como estão os preparativos para o Natal?

Ultimamente eu ouço isso ao menos 3 vezes ao dia. Engraçado, todo mundo de repente, ficou com a mesma dúvida... e eu sempre fico com cara de tacho sem saber o que dizer, sai no máximo um “é...tá bom”.


Natal é uma festa religiosa que acontece todos os anos desde o nascimento de Cristo, o real significado desta data é a comemoração do aniversário Dele. Por ser assim, acredito que a forma de celebrar seja bem parecida todos os anos. Ao menos, na minha família, a tradição se repete (repetitivo isso).


Dia 24, a gente acorda, quem tem que cumprir com sua obrigação diária, que é trabalhar, vai, quem tem q assar os comes, assa, tem sempre alguém que compra as frutas, castanhas, os presentes do amigo secreto; alguns homens da família cuidam do transporte das comidas e das compras das bebidas, e os mais desocupados, abrem o bar logo cedo, pra começar a bebemorar a ocasião. E começa a festa.


Casa cheia, cheiro de pernil assando, mulherada se arrumando. É em família, mas temos q estar bonitas. Às 20h começa a missa, lá na Igreja da minha madrinha. É sempre linda! Tem coral, presépio, pedacinhos de panetone no final e depois, bora pra casa curtir a festa! Engraçado, qdo criança achava essa parte de ir na igreja a pior. Inquieta, pra mim era um sacrifício ficar naquele senta e levanta da missa, sabendo que eu poderia estar correndo pela casa com meus primos, que por sinal tb estavam na missa.


Me lembro de como gostava da programação de Natal da TV, não perdia nada, o especial de fim de ano da Xuxa, era aguardado durante todo o ano, eu adorava, na verdade eu gostava de tudo q ela fazia. Meia noite? Hora de cantar “Noite feliz”, família de artista, costuma rolar até coral de vez em quando... Mas sempre tem um desavisado, aquele q canta mais alto q todos, que ou desafina, ou erra a letra, rsrsrs, cabeção.!


Agora q cresci, quase não tem mais presentes embaixo da árvore me esperando, já tô na fase “titia”, aquela em que você compra o presente, embrulha, entrega, o sobrinho abre, aí vc brinca com ele, e tem q brincar, afinal é assim q eles demonstram que gostou do brinquedinho.


Os adultos se divertem no amigo secreto versão moderna. Não se tira nomes, mas números e aí vc mesmo vai embaixo da árvore, escolhe o embrulho mais bonito, lembrando q não pode apalpar demais. É pura diversão! Se vc não gostar do seu presente, tem o direito de trocar com quem já pegou. E todo ano alguém ganha uma cueca, e a veste por cima da calça pra aparecer nas fotos, ou um penico, que é usado como chapéu durante a brincadeira; o do último ano, está lá em casa.


Aí a gente come, muitão, bebe vinho, cerveja, o q tiver, até chegar no grau de fazer um som. Meu pai pega o violão, o padrinho a sanfona, a gente canta “viajando pra Mato Grosso, Aparecida do Taboado”, cada um dá sua contribuição musical, qdo a gente vê, pronto, o clima natalino já está ao som das canções nordestinas e aí o forró rola solto. Até a gente ir dormir, afinal minha carona já está indo embora... Algumas horas depois a gente se encontra e a festa começa novamente.


Dizer como estão os preparativos, eu não sei não, mas se alguém quiser saber se meu natal é bom...Taí!


gifs e recados animados - animakut.com

Nenhum comentário: