quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tudo Azul!

Hoje é dia de Blues aqui na minha cidade. O SESC está promovendo um evento para arrecadar brinquedos para algumas instituições. E quem vai se apresentar aqui é a banda carioca "Blues Etílicos".

 

O Blues é um estilo musical que, nos Estados Unidos, surgiu a partir de cantos de fé religiosos, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. O som, cantado ou tocado, geralmente possui uma freqüência baixa, com fins expressivos, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

www.bluesetilicos.com.br

São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas.

Sempre que ouço esse ritmo ou falo sobre assunto, é inevitável me lembrar de um poema, o qual estudei na Universidade, que tem um ritmo, um assunto, um cenário, e uma grande influência da minha professora Maria Cristina, que me faz lembrar da batida melancólica do Blues. A musicalidade que podemos “ver”, “ouvir”, “ver, “sentir”, nas palavras de um poema, é o que o traz para a realidade e é o que nos toca e faz admirar esta arte. “Funeral Blues” de W.H.Auden, ficou bastante conhecido através do filme “Quatro casamentos e um funeral”. Existem algumas interpretações do poema, me lembro até de ter escrito um “essay”, mas vou deixá-lo aqui para q tenham suas próprias interpretações e sensações sobre ele.


Ah já ia me esquecendo de uma informação interessante. Como a grande maioria das expressões tem sua origem, o dito popular “ E aí, tudo azul?” ou também o “I´m Blue”, tem sim suas explicações. Aqui no Brasil quando dizemos que “está tudo azul” queremos dizer que está tudo ótimo, na santa paz de Deus. Já nos States quer dizer justamente o contrário quem ta “blues”, ta mal, pois a expressão vem do estilo musical “Blues”.

Bju!



Funeral Blues


Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come.

Let aeroplanes circle moaning overhead
Scribbling on the sky the message He is Dead.

Put crepe bows round the white necks of the public doves,
Let the traffic policemen wear black cotton gloves.

He was my North, my South, my East and West,
My working week and my Sunday rest,

My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last forever: I was wrong.

The stars are not wanted now; put out every one,
Pack up the moon and dismantle the sun,
Pour away the ocean and sweep up the woods;
For nothing now can ever come to any good.



W.H. Auden


Foto do filme

Créditos: algumas informações foram retiradas do site  pt.wikipedia.org/wiki/Blues

Nenhum comentário: